top of page
  • Foto do escritorPousada Marília de Dirceu

Para desacelerar: A estrada da caixa D’água e seus encantos

Que Tiradentes é uma cidade cheia de atrativos, a gente já sabe. A gastronomia, o turismo religioso e cultural, o ecoturismo e entre outros vários programas fazem parte da lista dos encantos da cidade. O que pouca gente sabe é que, além disso tudo, o Turismo rural proporciona experiências maravilhosas pra quem gosta de sair da correria e se conectar com uma vida mais simples e calma: A estrada da Caixa D’água e os moradores das comunidades recebem todos os visitantes com muito afeto, prosa e aquele cafézinhopassado na hora.

A estrada fica localizada atrás da Estação ferroviária de Tiradentes e o acesso é bem simples, seja de carro ou bicicleta (As bicicletas podem ser alugadas em Tiradentes, como falamos na nossa matéria sobre o Cicloturismo: https://www.pousadamariliadedirceu.com/post/tiradentes-sob-uma-nova-perspectiva-a-do-cicloturismo).

É um passeio para se desligar das cobranças do dia a dia e se encantar com a hospitalidade das pessoas que vivem ali, fechando com chave de ouro na experiência de apreciar um pôr-do-sol único no fim do dia, na caixa d´água que dá nome a estrada. É de tirar o fôlego!


A maioria das comidas artesanais encantadoras de Tiradentes (Como geleias, bolos, biscoitos e queijos) vem da estrada da Caixa D’água. Os moradores produzem cada uma delas de forma artesanal e caseira, o que pode explicar o porquê de ser tudo tão gostoso. Por lá, você pode ter acesso a todos os produtos e comprar diretamente de quem faz, conhecendo mais da produção e dos produtores.

A Rosana é o nosso destaque da matéria: Integrante do projeto Estrada do sabor e moradora da comunidade, ela produz doces e biscoitos deliciosos sob encomenda e a pronta entrega. Doces de figo, goiaba, laranja, limão, cidra, o famoso docinho de leite mineiro, entre outros: Para os amantes de uma boa sobremesa, a Rosana é uma parada obrigatória. Ela produz tudo com muito carinho e é muito receptiva em seu sítio Serra Azul.



Curtiu? Então vem pra Tiradentes conhecer mais do turismo rural!


78 visualizações0 comentário
bottom of page