Fotografia por: Monique Renne
Aos viajantes que amam conhecer Museus, o de Sant’Ana é parada obrigatória por Tiradentes. Ele vai muito além do acervo de imagens de Sant’Ana e contam também um pouco da história da cidade, pois está na antiga cadeia de Tiradentes, que foi reformada na década de 80, e a sua bucólica arquitetura, que possui até calabouços, casou perfeitamente com o acervo e a linda iluminação que traz um clima super aconchegante para o local.
Mas, antes de tudo: Quem foi Sant’Ana?
Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora, avó de Jesus. Existem poucos registros sobre ela, já que as referências que se tem vieram do Evangelho de Tiago, que foi escrito provavelmente no primeiro século e que não é reconhecido pela igreja como oficiais.
Sant’Ana é reconhecida como a padroeira das avós, Santa protetora dos lares e das famílias.
Sobre o Museu:
“Encontro da arte, história e fé.” Assim que a administração do Museu o denomina e estão certíssimos. O Museu guarda mais de 290 imagens da Santa. As obras são brasileiras e foram trazidas de todos os cantos do País, que variam de estilos, técnicas, diversas matérias-primas e produzidas entre os séculos XVII e XIX. Sant’Ana é retratada das mais diversas formas pelos artistas, porém, sempre com uma imagem madura.
As obras foram reunidas por Angela Gutierrez ao longo de 40 anos de pesquisa e buscas, após incansável trabalho, formou-se um acervo incomparável, não existente igual no Brasil.
Além das belíssimas imagens em escultura, o Museu também conta com apoio tecnológico, em que cada sala possui uma tela interativa com descrições das artes.
Programe-se para quando estiver em Tiradentes, conhecer um pouco mais da beleza e da rica história de Sant’Ana:
Horário de funcionamento:
• Quarta às Segundas: 10h às 18h
• Ingressos:
- Inteira: R$5,00
- Meia: R$2,50
- Gratuidade para idosos, estudantes e professores.
• Endereço: Rua Direita, 93
Entrada pela Rua da Cadeia
Centro 36325-000
Tiradentes MG
Comments