top of page
  • Foto do escritorPousada Marília de Dirceu

Ia viajar, e agora?


Foto: Viajando na Janela


Após o aumento dos casos de corona vírus no mundo (COVID-19), a OMS anunciou uma pandemia para este momento. Um vírus que nesta primeira fase ainda não se tem vacina e nem uma cura comprovada, existem cuidados que podemos e devemos tomar para que a nossa saúde e de quem está a nossa volta seja preservada. Separamos algumas informações que são necessárias para este momento de disseminação de informações:


• Afinal, o que é Corona Vírus?

Podemos resumir que é uma família de vírus que causa infecções e complicações respiratórias. O novo coronavírus, COVID-19, foi descoberto dia 31 de dezembro de 2019, na China, onde ocorreu a disseminação do mesmo. O coronavírus em si já existe há muitos anos, porém, após o COVID-19, os especialistas estudam a sua nova mutação.


• Grupo de risco:

São pessoas que estão mais propensas a fatalidades através do vírus, sendo elas: idosos, diabéticos, asmáticos e hipertensos. Para as grávidas, por enquanto, não são colocadas no grupo de risco, porém, lembramos que no primeiro trimestre passam por mudanças hormonais, o que pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando gripes e resfriados mais propensos, o que não foi até então ligado ao Corona Vírus na gravidez. Testes também foram feitos em recém nascidos na China e nenhuma nasceu com o vírus e nenhum dos sintomas, até então.


• Sintomas:

Eles se assemelham com uma gripe, sendo, tosse seca ou com secreção, febre acima de 37º, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e aos mais graves que merecem uma atenção redobrada, como, insuficiência renal e dificuldade respiratória aguda, podendo trazer dores no peito.


• Formas de Transmissão:

Ainda existe uma investigação sobre como é feita a transmissão do coronavírus, mas que já está acontecendo a contaminação de pessoas para pessoas, por gotículas ou contato, isto já está acontecendo.

Pessoas que estejam contaminadas e que tenham o contato de menos de 1m com pessoas até então “saudáveis” podem transmitir o vírus.

- A transmissão costuma acontecer por: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque, aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, e após todas essas formas, seguir com o contato até a boca, nariz e olhos.


• Como prevenir:

- Tem alguns cuidados básicos que são necessários para evitar a contaminação.

- Lavar as mãos e o antebraço frequentemente com água e sabão, é a forma mais eficaz até então.

- Caso não tenho como lavar as mãos, usa-se o álcool em gel 70º. Somente este tem a eficiência de matar o vírus.

- Evite tocar boca, nariz e olhos.

- Cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir, com um lenço de papel e jogá-lo no lixo.

- Evite multidões.

- Limpe objetos que são tocados frequentemente, como celulares, controle remoto, computadores e afins.

- Evitar contato com dinheiro em nota e moeda, se possível.

- Não cumprimentar com apertos de mão, abraços ou beijo no rosto.


Reforçamos que neste momento é necessário o período de quarentena para todos, mesmo você não fazendo parte do grupo de risco. Você pode contrair o vírus e ser assintomático, de forma que não sofra nada, porém, segue podendo contaminar pessoas que irão sofrer a consequência do vírus. A empatia neste momento é necessária, para que juntos, possamos passar por este momento de crise!


• Tinha viagem marcada? E agora?

Entendemos que o desânimo pode bater, mas, ao invés de cancelar, que tal remarcá-la? Temos certezas que as empresas envolvidas estarão disponíveis para melhor lhe atender, já que, precisamos mais do que nunca da compreensão de todos. E sabemos que em breve tudo estará tranquilo.


Precisamos da compreensão de todos para passar por esta fase!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page