top of page
  • Foto do escritorPousada Marília de Dirceu

Conheça os Museus de Tiradentes

Você sabe que Tiradentes é uma cidade historicamente rica, correto? Mas, você sabe quais são os museus da cidade? Sabia que tem até museu na Nostalgia dos anos 80? E Museu de Carros Antigos? São tão legais, que preparamos um post para você conhecer um pouquinho de casa museu em Tiradentes e colocá-los em seu roteiro de viagem!

Museu de Sant'Anna Tiradentes MG

Museu de Sant’Anna Ele vai muito além do acervo de imagens de Sant’Ana e conta também um pouco da história da cidade, pois está na antiga cadeia de Tiradentes, que foi reformada na década de 80, e a sua bucólica arquitetura, que possui até calabouços, casou perfeitamente com o acervo e a linda iluminação que traz um clima super aconchegante para o local. Clique aqui, e confira o post completo que fizemos contando sobre o Museu e sua história.

Museu da Liturgia Tiradentes MG

Museu da Liturgia O primeiro e único museu dedicado ao tema você encontra aqui em Tiradentes! São mais de 400 objetos ligados à liturgia católica, arte sacra, votos, pinturas, esculturas e afins… Clique aqui, e confira o post completo que fizemos contando sobre o Museu e sua história.

Museu Padre Toledo Tiradentes MG

Museu Padre Toledo O solar conhecido como Casa Padre Toledo, onde hoje é o Museu, é um dos bens culturais mais precisos de Tiradentes. Padre Toledo foi peça importante na Inconfidência Mineira, já que, muitas reuniões aconteciam em sua casa e ele fazia parte de muitos planos para que a mesma fosse possível. Foi Expatriado para Portugal, como castigo. A casa foi reformada e aberta em 2012, mostrando ao público a rica arquitetura do solar, e as mais diversas expressões da arte que lá existe. A visita é realmente especial, com toda beleza e história que o lugar possui!

Museu da Moto Tiradentes MG

Museu da Moto Um dos eventos mais conhecidos de Tiradentes é o BikeFest, que é o maior encontro de motociclistas da América Latina, a cidade fica tomada pelos apaixonados por andar sobre duas rodas, então, um museu da moto não poderia faltar, não é mesmo? Com mais de 80 motos, entre elas, scooters, réplicas, vespas, modelos históricos, lambretas e afins, o acervo foi montado por Rômulo Batista Filgueiras, que herdou a paixão por moto dos pais. Tanto que, algumas motos expostas, fazem parte do que herdou de seu pai. Lá também estão expostas miniaturas, placas e muita história para você conhecer!

Museu do Automóvel da Estrada Real Tiradentes MG

Museu do Automóvel da Estrada Real No caminho entre Tiradentes e Bichinho, você encontra este rico acervo, onde carros raros e reformados são expostos para os amantes de carros antigos. Muitos carros são reformados por lá mesmo, em uma oficina que fica ao fundo do Museu. E os mesmos, são disponíveis para aluguéis em eventos, filmes, séries e afins.

Museu da Nostalgia Anos 80

Museu da Nostalgia Anos 80 Com um acervo de mais de 4500 peças dos anos 80, a paixão dos proprietários Tiago e Lilian se tornou necessária abrir um museu e o local escolhido foi a tão querida, pelo casal, Tiradentes. Por lá, vinil, telefones antigos, vídeo-games antigos, miniaturas, jogos de tabuleiro, telefones e afins… Uma verdadeira viagem no tempo para a galera da década de 80.


Já conhece algum desses? Qual que você mais gostaria de conhecer? Conta pra gente!

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page