• Pousada Marília de Dirceu

A culinária mineira e toda a sua graça

Hmmmm.. A culinária mineira! Quem nunca suspirou só de ouvir falar sobre um tutu, um doce de leite ou um pão de queijo? E daquela boa prosa ao redor da mesa que só os mineiros têm? A boa comida do nosso estado faz jus à fama com pratos de tempero único e aqui em Tiradentes não poderia ser diferente. Nossas ruas estão cheias de restaurantes incríveis, cada um deles com suas propostas e sabores diferentes, carregando a simplicidade e a história de sempre. Por isso, reunimos nesse post algumas curiosidades da história de alguns pratos e um top 3 de ideias de receitinhas mineiras simples que valem a pena para tentar reproduzir em casa!


O clássico Pão de Queijo e sua história





O pão de queijo surgiu graças ao aproveitamento da mandioca, que se tornou a famosa farinha de goma, alimento bastante utilizado pelos índios. Na receita original e mais antiga, é utilizada a junção da goma com gordura de porco, sal, ovos, leite, manteiga e o queijo que sobrava ou ficava duro nas regiões leiteiras. Pra quem tem interesse em reproduzir em casa de forma simples e rápida, é só anotar: Polvilho doce, sal, leite, queijo, ovo e óleo! As técnicas de preparo são as mais variadas possíveis e na internet você pode encontrar uma infinidade de modos de preparo com poucas diferenças entre si. É só apostar na que mais se identificar! Garantimos que o resultado será incrível!


O frango com quiabo


O frango com quiabo, assim como o pão de queijo, possui origem indígena. A união desses dois ingredientes resulta em um ensopado delicioso, digno de repetir o prato várias e várias vezes! Geralmente, para que a receita fique ainda mais caseira e caracteristicamente mineira, ela é preparada com o frango caipira, adquirindo um sabor muito especial.




O feijão tropeiro


O feijão-tropeiro nasce do feijão com acréscimo de torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e temperos. Ele ganhou destaque e foi também uma homenagem aos comerciantes do século XVIII, chamados de “tropeiros”, que transportavam mercadorias a cavalo, responsáveis por interligar as culturas brasileiras do período colonial.





A comida mineira possui mais uma infinidade de pratos a serem explorados e curiosidades sobre história e cultura. Na Marília de Dirceu, não deixamos de fazer questão de incluir uma boa comida mineira no café da manhã e no chá da tarde: Queremos nossos hóspedes se sentindo em casa, com o gostinho de lar que a nossa comida proporciona!

4 visualizações0 comentário